SERVIÇO DE
ACOLHIMENTO
INSTITUCIONAL
– CASA LAR
“CRER & SER”

O Serviço de Acolhimento Institucional na modalidade Casa Lar é oferecido em unidades residenciais acolhedoras, onde o cuidado diário é realizado por duas mães sociais, que revezam plantões intermitentes para prestar atenção integral a um grupo de 10 crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida protetiva, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Art. 101).

História e criação das Casas Lares "Crer & Ser"

Em 2016, a Associação de Educação do Homem de  Amanhã – AEDHA inaugurou duas unidades de acolhimento institucional na modalidade Casa Lar, chamadas “Crer & Ser” – Unidade I e II. Cada casa é um lar provisório repleto de cuidado e afeto, oferecendo amor e segurança para quem mais precisa.

Estrutura e Funcionamento das Casas Lares

Nas Casas Lares “Crer & Ser”, as crianças e adolescentes vivem em um ambiente residencial, seguro e acolhedor, com atenção dedicada à:

Desenvolvimento da autonomia e interação social

Promoção de hábitos saudáveis e rotina estruturada;

Fortalecimento de vínculos e relações afetivas próximas;

Integração com a comunidade e atividades pedagógicas e recreativas.

Cada unidade atende crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, 11 meses e 29 dias, de ambos os sexos, vítimas de abandono, negligência parental, violência doméstica ou abuso sexual, encaminhados pela Vara da Infância e Juventude de Campinas.

Público atendido

O serviço prioriza:

Crianças e adolescentes ou grupos de irmãos cujos genitores estão destituídos do poder familiar ou em processo de destituição;

• Crianças e adolescentes que necessitam de afeto, cuidado e atenção especializada;

• Todos são tratados como indivíduos únicos, com direito à afetividade, respeito e oportunidades de desenvolvimento integral.

Mesmo diante de situações de vulnerabilidade, esses jovens demonstram alegria, esperança e capacidade de carinho, evidenciando a importância de um ambiente acolhedor.

Compromisso com o cuidado integral

As Casas Lares “Crer & Ser” têm como missão oferecer um lar provisório de amor,  segurança e aprendizado, promovendo o  desenvolvimento físico, emocional e social de cada criança e adolescente. O serviço trabalha de forma articulada com redes de proteção, profissionais especializados e familiares, garantindo um atendimento humanizado e eficaz.