Guardinha

Manter-se reto e com apoios adequados é essencial para não ter dores.
Especialistas também recomendam pausas, alongamentos e cuidado com o estresse.

Quem passa muito tempo na frente do computador, seja trabalhando, estudando ou por lazer, já deve ter sentido dores nas costas, ombros, braços e pescoço depois de horas em frente à máquina -- situação que pode se agravar com o passar dos dias. São necessárias medidas simples, mas muito importantes, para mudar essa situação –- segundo especialistas ouvidos pelo G1, manter uma postura correta e efetuar pausas regulares para levantar ajudam bastante a prevenir e atenuar essas dores. Veja aqui mais dicas. 

Boa Postura

“Não é preciso nada especial, mas os equipamentos devem ser ergonomicamente adequados, principalmente para quem passa muito tempo na frente do computador”, afirma o ortopedista Sérgio Nicoletti, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo ele, o que causa a dor é um conjunto de fatores que têm como base a contração da musculatura –- apesar do corpo estar parado, os músculos, principalmente das costas e do pescoço, ficam contraídos para manter o corpo ereto. Por isso, muito tempo sem efetuar pausas leva à dor.

“O problema não é usar o computador por muito tempo, mas permanecer muitas horas sem uma interrupção. É importante a cada hora efetuar uma pausa, andar, relaxar um pouco, alongar e exercitar o pescoço, costas e braços” orienta o ortopedista. Neste site, realizado pela Unifesp em parceria com o SESC, há algumas dicas de exercícios que podem ser realizados nas pausas do trabalho.



Acesse a Matéria Completa no G1.com.



A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OpenCourseWare Consortium – OCWC –, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet. 

Membro desde julho de 2008, o FGV Online venceu, em 2011, a primeira edição do OCW People's Choice Awards – premiação para as melhores iniciativas dentro do consórcio –, na categoria de programas mais inovadores e de vanguarda.

Para ter acesso aos cursos que o FGV Online oferece a você nesse consórcio, veja as opções abaixo. Em caso de dúvidas, consulte a página sobre Dúvidas Frequentes.

 Acesse e Confira.

Entre em Contato

Av. das Amoreiras, 165 - Pq. Itália - Campinas -SP.

  • Telefone: (19) 3772-9699
  • FAX: (19) 3772-9696

Siga-nos nas Redes Sociais

Acompanhe Todas as Nossas Novidades.
Você está aqui: Home Blog e Notícias